4 aplicativos para organização financeira

Você utiliza aplicativos para organização financeira no seu dia a dia?

Ao pensar em organização financeira, muitas pessoas imaginam que o assunto se resume somente a gastar menos do que ganha

A verdade é que, para desenvolver uma relação saudável com o dinheiro, é preciso se organizar e planejar as finanças mês a mês. 

Mas será que a maioria dos brasileiros está fazendo isso? 

Uma pesquisa realizada pelo SPC Brasil em parceria com a CNDL demonstrou que 58% dos entrevistados dedicavam pouco tempo ou nunca dedicaram tempo algum para fazer o controle das suas finanças. 

O resultado disso você já pode imaginar… Gastos esquecidos, contas atrasadas, cheque especial e reserva de emergência comprometida. 

Controlar uma bola de neve de dívidas pode parecer uma tarefa desafiadora, porém, se você começar a mudar esse paradigma hoje, conseguirá alcançar uma boa saúde financeira em pouco tempo.

O primeiro passo para atingir esse objetivo é organizar seus gastos. O que isso significa? Que você precisa saber exatamente o quanto entra e o quanto sai de dinheiro para definir pontos de economia. A tecnologia entra para, literalmente, colocar uma ajuda na palma da sua mão. 

Hoje em dia, existem diversos aplicativos de organização financeira que podem ser baixados no seu computador, celular ou tablet. Além de serem muito fáceis de usar, permitem controlar as finanças de forma dinâmica, evitando dívidas e outros problemas relacionados à falta de organização.

Ficou curioso para conferir? Então continue com a gente e descubra alguns aplicativos que podem te ajudar!

aplicativos para organização financeira
  • Save

Por que utilizar um aplicativo para organização financeira?

Um dos maiores benefícios de utilizar um aplicativo para organização financeira é a liberdade de ter o controle em tempo real de todos os seus gastos. Dessa forma, você não precisa guardar comprovantes e recibos de papel para lançar somente no final do mês. Com a ajuda da tecnologia, você pode lançar na hora o que gastou e ainda tirar uma foto do comprovante, se necessário.

Além disso, os aplicativos permitem organizar seus gastos por categorias. Esse tipo de organização é excelente, pois te dá uma visão geral dos gastos que mais impactaram no seu orçamento. Assim, fica mais fácil definir metas e objetivos de curto e longo prazo. 

Alguns aplicativos também conseguem se conectar de forma segura com seu banco, trazendo as informações automaticamente para você. Basta conferir se os gastos estão entrando na categoria correta e se necessário, fazer pequenos ajustes.

Existem muitas opções de aplicativos, gratuitos e pagos. Trouxemos algumas opções abaixo. 

Mobilis

O Mobilis é um aplicativo que oferece uma grande variedade de ferramentas para organizar as finanças. 

É muito útil para entender seu fluxo financeiro, pois permite visualizar com facilidade seus ganhos e gastos do dia a dia. 

Com ele, você também pode dividir suas despesas em categorias para entender melhor os seus gastos: transporte, habitação, lazer, alimentação, etc. 

Além disso, você pode cadastrar seus cartões de crédito, analisar seus gastos com a ajuda de gráficos e definir metas de controle de orçamento.

Outra funcionalidade inovadora do Mobilis é a geolocalização, que mostra em quais regiões você está gastando mais dinheiro. 

Você também pode ativar um alerta para quando os gastos do seu cartão de crédito atingirem uma determinada porcentagem estipulada. 

O aplicativo possui versão gratuita e paga. Na versão gratuita, você só consegue cadastrar uma conta e sincronizar seus dados apenas uma vez ao dia. Já na versão paga, os dados são sincronizados em tempo real e é possível criar filtros personalizados.

Outra desvantagem é que são poucos os bancos que se conectam diretamente com o aplicativo, o que pode dificultar para correntistas de bancos maiores. 

Guiabolso

O Guiabolso é um dos aplicativos para organização financeira mais conhecidos entre os brasileiros. Seu grande diferencial é utilizar a inteligência artificial para oferecer conselhos financeiros personalizados.

O aplicativo se conecta com as principais instituições financeiras do país, integrando cartões de crédito e contas bancárias, automaticamente. 

Você ainda consegue criar dentro do aplicativo suas categorias de gastos para ter visibilidade dos seus principais custos. Além de te ajudar a tomar melhores decisões de consumo, essa funcionalidade também estimula a definição de metas financeiras para atingir objetivos futuros. 

Lembrando que o Guiabolso tem uma função que permite você consultar seu CPF para verificar dívidas e comparar seu índice financeiro com pessoas do mesmo perfil. Legal, não é mesmo?

Além disso, te permite contratar empréstimos e comparar taxas, tudo isso gratuitamente, dentro do próprio aplicativo.

Um dos pontos negativos é que, por ser gratuito, traz muitos anúncios que atrapalham um pouco a navegação. A parte boa é que todas as funções são liberadas.

  • Save

Organizze

O Organizze é um outro aplicativo disponível para Android e IOS, que centraliza todos os seus gastos em um só lugar, facilitando a organização da sua vida financeira.

Com ele, você pode gerenciar múltiplas contas bancárias, cartões de crédito, gerar relatórios sobre a sua saúde financeira e ainda estabelecer metas para economizar.

O aplicativo também possibilita criar alertas para as datas de vencimento das contas, além de salvar todas as informações em nuvem para acesso remoto quando necessário.

Existem duas versões do app, a gratuita e a paga. A grande diferença é que na versão paga você também consegue definir metas por categoria, receber alertas de contas e gerenciar mais de uma conta. 

Wallet

O Wallet também entra em nossa lista de aplicativos para organização financeira, com o diferencial de permitir compartilhar seus dados com outras pessoas, a partir de autorização prévia. 

É uma excelente opção para a organização financeira das famílias, pois ajuda a planejar e a controlar o orçamento familiar. Além disso, é ótimo para pais que querem estimular seus filhos a terem controle financeiro. 

O aplicativo oferece opção de fazer o upload das fotos dos recibos pagos, evitando acúmulo de papéis e facilitando suas conferências futuras.

Infelizmente, o aplicativo ainda não se conecta com todas as instituições financeiras. 

  • Save

Aproveite os aplicativos para organizar suas finanças e Pulpar!

Como você acabou de conferir, os aplicativos podem ser grandes aliados para a organização financeira de toda a família. 

Com eles, você pode controlar seu orçamento e ainda estimular seus filhos a fazerem o mesmo! Gostou dessa dica?

Outra dica é utilizar os aplicativos financeiros no dia a dia e mostrar aos pequenos como isso pode gerar impactos positivos para o orçamento da família. 

Se o seu filho recebe mesada, você pode estimulá-lo a utilizar as ferramentas mais simples dos aplicativos para controlar os gastos e planejar a realização de sonhos futuros.

E não se esqueça… Dar o exemplo para os pequenos é essencial, mas Pulpar também!

Através do aplicativo Pulpa, você pode guardar o dinheiro e vê-lo crescer como a criança.

E todos podem colaborar: pais, avós, tios, primos, padrinhos e até mesmo pessoas de fora da família. 

Gostou da ideia? Comece a pulpar hoje mesmo! Conheça mais sobre a Pulpa e baixe o aplicativo Pulpa em seu celular.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Share via
Copy link
Powered by Social Snap