Tarefas de casa para crianças: Como estimular?

Você sabe qual é a importância das tarefas de casa para crianças?

Para muitos, fazer tarefas de casa pode não parecer o melhor programa para aproveitar com a família…

Apesar disso, esse tipo de atividade é capaz de oferecer lições importantes para as crianças e também ser algo divertido!

Quando as crianças contribuem com as tarefas de casa, elas desenvolvem senso de autonomia e responsabilidade, lições necessárias para crescerem conscientes e responsáveis por suas ações.

Além disso, não são só as crianças que ganham no processo. A família de um modo geral começa a sentir os benefícios durante sua rotina, trabalhando em equipe e em prol de um objetivo comum.

É importante que toda a família perceba a importância de trabalhar pela organização e funcionamento do lar, colaborando para um ambiente mais unido, compreensivo e agradável para todos.

Para te ajudar a compreender melhor o assunto, compartilhamos algumas dicas de como incluir as crianças nas tarefas de casa de forma divertida. 

Boa leitura! 

tarefas de casa para crianças
  • Save

1. Tudo começa com uma boa conversa!

O primeiro passo para inserir seu filho nas tarefas de casa é chamá-lo para uma boa conversa. Você deve explicar a importância de sua colaboração nas atividades domésticas, ressaltando que todos devem se esforçar para manter a casa limpa e organizada. 

A ideia dessa conversa é gerar consciência na criança para que entenda que fazer tarefas de casa não é simplesmente mais uma “obrigação”, mas algo essencial, pois ela também mora lá e deve zelar pelo lar.

Você também deve explicar que ao seu pequeno que, quando ele crescer, terá que cuidar das suas próprias coisas, sem a ajuda de ninguém. 

2. Planeje as tarefas

Para reforçar as responsabilidades do seu filho, você pode criar um quadro colorido com todas as tarefas de casa que ele deve fazer ao longo da semana. A cada tarefa realizada, adicione estrelinhas de recompensa para que ele sinta que seu esforço está sendo valorizado. 

Recomendamos que vocês criem esse quadro juntos, com materiais que têm em casa. Enquanto você ajuda seu pequeno a montar, aproveite para falar sobre a importância da cooperação. 

3. Dê o exemplo!

Não é novidade que as crianças têm seus pais como grandes exemplos. Por isso, você deve demonstrar para seu filho que é organizado com as tarefas de casa e que está sempre disponível para ensinar. 

Procure realizar atividades domésticas junto com seu pequeno, ensinando a melhor maneira de fazê-las. Vocês também podem descobrir juntos novas maneiras de fazer cada tarefa. 

tarefas de casa para crianças
  • Save

4. Transforme o momento em diversão

Para que o momento de fazer as tarefas de casa se torne algo divertido para a criança, que tal propor uma brincadeira? Vocês podem brincar de restaurante na hora de guardar os alimentos ou até mesmo fazer uma disputa para ver quem recolhe os brinquedos mais rápido. O importante é que seu filho se divirta, aprendendo que colaborar com a casa é algo bom e divertido. 

7 jogos de educação financeira para se divertir

Quais tarefas de casa são indicadas para crianças?

Agora que você já sabe como introduzir tarefas de casa para crianças, está na hora de descobrir quais tarefas são as mais adequadas de acordo com a faixa etária do seu filho! Veja abaixo algumas recomendações: 

De 02 a 03 anos

Nessa faixa etária, as crianças devem realizar tarefas bem simples, como guardar os brinquedos no lugar certo, colocar a roupa suja no cesto, desligar a TV  e retirar seu pratinho da mesa. 

De 4 a 5 anos

Nessa idade os pequenos já podem arrumar sua mochila, organizar os objetos da casa, regar as plantas, manter o quarto organizado e acompanhar os pais no preparo de algumas refeições simples.

tarefas de casa para crianças
  • Save

De 6 a 8 anos

Dos 6 aos 8 anos de idade as crianças já começam a entender melhor o que é ter responsabilidade e cuidado com as coisas. Sendo assim, você pode estimular seu filho a estender e retirar as roupas do varal, organizar e guardar as compras, arrumar armários, tirar pó dos móveis e lavar o quintal. 

tarefas de casa para crianças
  • Save

Acima de 8 anos

Com habilidades motoras já bem desenvolvidas, as crianças podem desempenhar atividades mais complexas, como dar água e comida ao animal de estimação, arrumar o próprio quarto, fazer lanches rápidos, ajudar a preparar o jantar e ajudar seus irmãos mais novos com a lição de casa. 

Lembre-se: Todas as tarefas de casa têm o seu valor!

É muito importante ressaltar aos pequenos que as tarefas de casa são importantes e que todos devem colaborar: meninos, meninas, crianças e adultos. 

Como adulto responsável, você também deve acompanhar seu filho em cada atividade, principalmente aquelas que envolvem o preparo de alimentos e o cuidado de animais. 

Além disso, para que a atividade seja sempre divertida, é necessário ser paciente e não exigir mais do que a criança consegue entregar. Incentive-a a dar o seu melhor e a aprimorar cada vez mais suas habilidades. 

Quanto mais cedo você ensinar tarefas de casa para crianças, mais cedo elas entenderão que aquilo faz parte de sua rotina. 

Apesar de parecerem simples, essas lições ajudarão (e muito) seu filho a construir um caminho para se tornar um adulto responsável no futuro. 

tarefas de casa para crianças
  • Save

Lições são importantes e Pulpar também!

As lições que as crianças aprendem na infância fazem toda a diferença para o futuro. Você, como adulto responsável, deve passá-las de forma adequada para os pequenos, através das tarefas de casa, do consumo consciente e da educação financeira.

Mas, além de todas as lições, você também pode pulpar para a criança que você mais ama!

A Pulpa é uma nova forma de guardar dinheiro para os pequenos, de forma segura e colaborativa.

Na Pulpa, você pode ver o tesourinho crescer ao longo do tempo, igual a criança.

E o melhor de tudo é que todos podem colaborar: tios, primos, avós, padrinhos, amigos e quem mais quiser.

Gostou da ideia? Comece a pulpar hoje mesmo! Conheça mais sobre a Pulpa e baixe o aplicativo Pulpa em seu celular.

Nos siga no Instagram para mais conteúdos educativos!

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Share via
Copy link
Powered by Social Snap