Qual é a importância de doar brinquedos?

Você já sabe qual é a importância de doar brinquedos e quais as lições que esse ato pode ensinar aos seus filhos?

Não há como negar que a doação de brinquedos é a melhor forma de estimular uma criança a ajudar o próximo. Ao doar um brinquedo, os pequenos aprendem sobre empatia, solidariedade e responsabilidade. 

O que muitos pais não imaginam é que esses aprendizados podem ir muito mais além… 

Doar brinquedos também evita o acúmulo de itens, incentiva o consumo consciente e ainda ensina sobre a necessidade de “desapegar”. 

Mas como incentivar a criançada a doar seus brinquedos? 

No conteúdo de hoje, compartilhamos muitas informações úteis para ajudar você e seus pequenos a entender a importância de doar brinquedos. 

Você também vai conferir algumas dicas para preparar os pequenos para a doação.

Continue a seguir! 

importância de doar brinquedos
  • Save

Importância de doar brinquedos

Doar brinquedos vai muito mais além do que apenas liberar espaço para novos brinquedos! Veja abaixo os principais benefícios de doar brinquedos:

1. Ensinamento de valores

Quando a solidariedade é incentivada por meio da doação de brinquedos, a criança tem a oportunidade de se colocar no lugar de outra que tem menos do que ela. Esse ato colabora para a construção de seus valores, além de estimular a empatia e o senso de coletividade

Seu filho deve entender desde cedo que existem muitas pessoas no mundo que não possuem as mesmas condições que ele e que uma doação, por menor que pareça ser, pode gerar um grande impacto positivo. 

2. Desapego a bens materiais e menos consumismo

Crianças que são estimuladas a doar seus brinquedos têm menos chances de se tornarem adultos acumuladores e consumistas no futuro. 

Por meio da doação, os pequenos compreendem que não precisam comprar brinquedos com tanta frequência, pois acabam não brincando com todos eles.

Convencer seus filhos a fazer aquela limpa no armário de brinquedos pode ser um grande desafio, mas é muito importante para que eles aprendam a “desapegar” de alguns bens materiais. 

Leia também: Cartão de crédito para crianças é uma boa ideia?

importância de doar brinquedos
  • Save

3. Ensina responsabilidade e tomada de decisão

Como acabamos de falar, convencer uma criança a doar seus brinquedos requer paciência e muita argumentação. 

Antes de mais nada, é preciso ter em mente que a criança deve ser convencida a realizar esse ato. Isso significa que os brinquedos jamais devem ser doados sem seu consentimento. A decisão final deve partir sempre dela. 

Existem alguns argumentos que podem te ajudar nessa tarefa:

“Há quanto tempo você não brinca com esse carrinho? Uma outra criança que precisa poderia brincar com ele todos os dias.” 

“O armário está cheio de brinquedos e não há espaço para nenhum outro. Será que não está na hora de liberar espaço para novos companheiros?”

Você, pai ou mãe, também deve explicar ao seu filho que brinquedos quebrados não devem ser doados, afinal, ele também não iria gostar de ganhar algo em mau estado. A doação deve ser feita com responsabilidade. 

4. Alegria para quem recebe

Enquanto algumas crianças têm mais brinquedos do que conseguem usar, outras sequer têm um para brincar.

Estimular seu filho a doar brinquedos significa impactar positivamente a vida de uma criança que não tem os mesmos recursos. 

Para exemplificar o que significa a doação de brinquedos, mostre ao seu pequeno a cena do filme Toy Story 3, quando Andy vai para a faculdade e decide doar seus brinquedos para Bonnie. Após a doação, uma nova história de aventura começa para os brinquedos e para a menina.

Ah! E não esqueça de reforçar que doação é um ato de amor e solidariedade com o próximo!

importância de doar brinquedos
  • Save

Qual a melhor forma de preparar seu filho para a doação de brinquedos?

Você pode aproveitar as datas festivas como Natal, Dia das Crianças e aniversários para convencer seu filho a fazer uma limpa nos armários e caixas de brinquedos. Lembre a ele que é preciso liberar espaço para os novos brinquedos que estão por vir! 

Além disso, você também deve reforçar o lado solidário da doação. Explique que muitas crianças não possuem nada para brincar e que ao doar um brinquedo, ele estará colaborando para a felicidade de algumas delas. 

Conforme falamos anteriormente, a decisão (de doar e dos brinquedos que serão doados) deve partir exclusivamente da criança. Os pais podem aconselhar e explicar aos pequenos que os brinquedos destinados à doação devem estar em boas condições. 

Alguns pedagogos recomendam que crianças a partir dos 11 anos participem do ato da entrega dos brinquedos em orfanatos e abrigos. É importante que desenvolvam consciência da realidade do mundo em que vivem para que possam trabalhar para mudar essa realidade no futuro. 

importância de doar brinquedos
  • Save

Menino de 5 anos viraliza após doar brinquedos na porta de casa

Um menino de apenas 5 anos viralizou no TikTok após distribuir brinquedos que não usava mais na porta de sua casa. 

José Antônio, morador de Minas Gerais, recebeu mais de 1 milhão de visualizações na plataforma. 

Segundo o tio, José dizia “volte sempre” para as crianças que recebiam as doações. 

Um belo exemplo a ser seguido, não é mesmo? Que mais e mais crianças sejam incentivadas a doar!

@lucas.queiirozz

Ele ficou todo Feliz com em doar ate dizia “ Volte sempre “ para as outras crianças 💕 #fy #boaação #LivreParaSer #criança

♬ Get You The Moon – Kina


Você imaginava que uma simples doação de um brinquedo poderia trazer um impacto tão grande na vida de seu filho e de outras crianças? 

Agora que você já sabe a importância de doar brinquedos, transforme esse ato de amor em uma prática constante, estabelecendo datas para seu pequeno separar itens para a doação. 

Não deixe de acompanhar nosso blog para mais dicas como essa! 

Nos vemos no próximo conteúdo!

Dê o futuro de presente para a criança que você mais ama!

Além de ensinar seu filho a doar brinquedos e a consumir de forma consciente, você também deve pulpar para seu futuro!

Mas o que é Pulpar?

Pulpar significa guardar dinheiro para o futuro da criança que você ama. Assim, ela estará mais preparada para os desafios da vida ou realizar sonhos, como fazer um intercâmbio ou pagar uma boa universidade.

O melhor de tudo é que, por meio do aplicativo Pulpa, todo mundo pode colaborar um pouquinho para o futuro do seu pequeno: pais, avós, tios, primos, padrinhos e até mesmo os amigos da família.

Gostou dessa ideia? Comece a pulpar hoje mesmo! Conheça mais sobre a Pulpa e baixe o aplicativo Pulpa em seu celular.

Confira nosso instagram para mais dicas!

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Share via
Copy link
Powered by Social Snap