Poupar Dinheiro: Lições para ensinar aos filhos

Poupar dinheiro pode ser um assunto complicado para muitas pessoas, afinal, a educação financeira ainda não faz parte do dia a dia de grande parte dos brasileiros. 

Mas, ao contrário do que muitos pensam, poupar é sim um assunto para todos, independentemente da profissão, dos objetivos, do tamanho da renda e da idade. 

De fato, todo mundo precisa aprender a lidar melhor com as suas finanças. O equilíbrio, o planejamento e a organização financeira são pontos-chave para uma vida livre de dívidas e imprevistos.

Uma pesquisa realizada pela CNDL/SPC Brasil aponta que 8 em cada 10 inadimplentes sofrem impactos emocionais negativos gerados pelas dívidas.

Esse número demonstra que a falta de organização financeira pode ir muito mais além das questões materiais, trazendo consequências sérias para a saúde mental de uma pessoa.  

Se essa situação não está acontecendo com você aí do outro lado, ela pode ser a realidade de alguém próximo. 

E para evitar que essa mesma situação se repita com seu filho no futuro, você deve ensiná-lo a importância de se organizar financeiramente, pagar as contas em dia e principalmente, poupar dinheiro.

Entendemos que nem sempre essa tarefa pode ser fácil, por isso, compartilhamos abaixo algumas lições importantes sobre poupar dinheiro para ensinar ao seu pequeno durante a infância.

poupar dinheiro
  • Save

Para facilitar seu entendimento, dividimos o conteúdo nos seguintes tópicos: 

Por que ensinar as crianças a poupar dinheiro?

Mesmo que você não ensine educação financeira para seus filhos, eles vão aprender lições sobre dinheiro de uma forma ou de outra. 

Se você quer desempenhar um papel fundamental na formação dos sentimentos, pensamentos e valores das crianças, você deve ensiná-las desde cedo a como lidar com as finanças de forma adequada. 

Um dos principais exercícios da educação financeira é poupar dinheiro.

Alguns pais acabam deixando esse assunto de lado, por considerarem “coisa de adulto”, o que contribui fortemente para a tomada de decisões erradas no futuro.

Como falamos anteriormente, as dívidas não prejudicam apenas a organização do orçamento, mas também a saúde mental, podendo causar problemas como insônia, ansiedade, depressão, queda da produtividade no trabalho, desemprego e insegurança alimentar. 

Isso quer dizer que, precisamos falar todos os dias sobre a importância de poupar dinheiro, seja na escola, em um passeio, no jantar com a família ou durante as brincadeiras.

poupar dinheiro
  • Save

Qual o propósito em poupar dinheiro? 

Acreditamos que a educação financeira transforma vidas.

Apesar desse assunto ainda não estar presente no dia a dia de muitas famílias, trabalhamos incansavelmente para mudar essa realidade em nosso país.

Existem muitas sementes plantadas pelo Brasil, disseminando a importância da educação financeira. A Pulpa é uma delas. 

Queremos tornar esse tema tão fácil quanto contar de 1 até 10, pois acreditamos que crianças bem educadas financeiramente podem tomar melhores decisões no futuro.

Já imaginou viver em um país onde 100% das pessoas sabem lidar com seu dinheiro?

Hoje, essa não é a realidade do nosso país, pois 7 em cada 10 brasileiros são analfabetos financeiros.

Mesmo sendo um sonho, é algo que vale a pena correr atrás. E você pode fazer parte disso!  

Mas por onde começar? Continue lendo e descubra…

Entre no universo da criança

Como já mencionamos, é importante que as crianças aprendam a poupar dinheiro para que cresçam com consciência e senso de responsabilidade. O objetivo é fazer com que se tornem adultos capazes de controlar as finanças e evitar dívidas.

Não existe uma fórmula mágica para ensinar seu pequeno a poupar dinheiro. O ideal é que ele aprenda com o dia a dia, para criar essa responsabilidade de forma natural.

Você, como adulto responsável, não deve esperar que seu filho compreenda o universo em que você está inserido, principalmente quando o assunto é dinheiro.

O universo de uma criança é lúdico, simples e divertido. Por isso, deixe o Excel, os juros compostos, a inflação e as oscilações da bolsa de valores para mais tarde. Comece com lições simples e que tenham uma relação direta com o cotidiano.

Se um brinquedo quebrar, por exemplo, explique que o brinquedo custa um valor e que será necessário economizar por um determinado tempo para que outro seja comprado.

Se o seu filho recebe mesada, você pode estimulá-lo a guardar uma quantia de dinheiro para repor o brinquedo que quebrou. Aproveite e explique que o mesmo acontece com os adultos quando precisam comprar algo. 

poupar dinheiro
  • Save

Ensine sobre o valor das coisas

O trabalho dignifica o ser humano, não é mesmo? Muitas vezes, ele acaba sendo um desdobramento da identidade de uma pessoa.

De modo resumido, o trabalho é a forma como alguém fomenta e usa seus talentos para contribuir com a sociedade e desenvolver a sua percepção de realização individual.

Como adultos responsáveis, precisamos resgatar o aspecto fundamental do trabalho, demonstrando para os pequenos que o seu principal propósito é a possibilidade criativa de transformar a sociedade. 

Todo e qualquer serviço prestado tem sua importância, por isso, seu retorno final não deve ser focado somente no dinheiro.

Para entender melhor o conceito, vamos analisar pequenas atitudes: 

Qual é o seu objetivo? É importante ter clareza e cuidado com aquele discurso do senso comum das famílias brasileiras: 

"O papai ou a mamãe trabalha pra fazer din-din e comprar brinquedos para você" 

Essa fala é nociva, pois com ela, estamos ensinando para a criança que o dinheiro é o nosso objetivo final, quando na verdade, deve ser o meio para o resultado e não o fim.

Já em relação às tarefas do lar, devemos demonstrar para as crianças que todos devem realizá-las com dedicação. 

Nesse contexto, o exemplo é primordial, pois se os pais fazem uma tarefa reclamando, essa atitude estará transmitindo uma mensagem negativa para a criança. 

Explicar para o seu filho que as coisas custam dinheiro também é essencial para ensiná-lo a poupar

Para isso, uma dica é apresentar, aos pouquinhos, o valor das coisas, de forma bem direta e fácil. 

No mercado, mostre para seu pequeno uma nota de R$ 5,00 e algumas moedinhas de R$ 0,50 centavos. Explique que, com esse valor, é possível comprar alguns itens, como o pãozinho, o suco para a merenda e docinhos. 

Lembrando que você também deve enfatizar o que não é possível comprar com essa mesma quantia. 

A ideia desse exercício é fazer a criança entender, gradualmente, que as coisas que consumimos e compramos têm um valor. A partir daí, é possível introduzir conceitos de percepção do que é caro e do que é barato.

poupar dinheiro
  • Save

Determine limites

Você, como pai ou mãe responsável, não deve comprar tudo o que seu filho pedir. 

Muitas vezes, temos a tendência de dizer que nossos filhos vão sempre ter tudo o que desejarem, do bom e do melhor…

Por mais que você tenha condições de oferecer o melhor ao seu pequeno, você também deve ter em mente a importância de estimular o consumo consciente. 

Quando se trata de consumo infantil, os pais tendem a ceder aos desejos de seus filhos. Em grande parte, por influência das redes sociais, vídeos no YouTube e anúncios na TV.

O conteúdo apresentado nesses canais faz com que a criança sinta o desejo constante de comprar e acumular brinquedos, que na maioria das vezes, ficam esquecidos em algum canto da casa depois de alguns dias. São tantos presentes, que a criança sequer pode assimilar o que ganhou.  

Os limites são necessários para educar as crianças e orientá-las sobre o que é certo e o que é errado. 

Além disso, por meio dos limites, elas entendem como devem se comportar e se relacionar com as outras pessoas para serem felizes.

Devemos sempre lembrar que estamos criando crianças para se tornarem adultos responsáveis e conscientes de suas escolhas. 

poupar dinheiro
  • Save

Ensine sobre a frustração

A criança precisa se frustrar, mas o consumismo, muitas vezes, impede que isso aconteça. 

Parece estranho, mas aprender sobre a frustração deve fazer parte do desenvolvimento de uma criança. 

Sem sombra de dúvidas, todo pai e toda mãe possuem as melhores intenções em promover a felicidade dos seus filhos. 

Talvez por falta de conhecimento e informação, você e muitos pais ficam sem saber o que fazer diante de um novo desejo. 

Você acredita que, se for possível ajudar seus pequenos a atravessarem a infância sem dor, missão comprida! 

No fundo, sabemos que é exatamente o contrário. A criança precisa se frustrar. Portanto, eventualmente, o desejo deve sim ser “barrado”. 

Quando menos esperamos, nossas crianças começam a pedir tudo que elas vêm à sua frente. Esse é o momento de ensiná-las a valorizar o que realmente importa! 

As crianças não nascem sabendo quanto custam as coisas e também não conseguem avaliar o quanto seus pais ganham de dinheiro. Por isso, para elas, é difícil analisar a necessidade de compra. 

É papel dos pais mostrar a viabilidade de qualquer consumo e colocar os limites necessários para a criança desenvolver hábitos conscientes, como analisar antes de comprar algo, se organizar financeiramente e poupar dinheiro.

Toda criança aprende mais com o “não” do que o “sim” a todo o momento. Saber lidar com a frustração pode evitar maiores problemas durante a vida adulta, quando os erros têm consequências maiores. 

poupar dinheiro
  • Save

Ofereça uma mesada

Em resumo, uma mesada é uma soma regular de dinheiro que os pais dão a seus filhos. Na maioria das vezes, a mesada é dada mensalmente, mas também pode ser dada toda semana (semanada) ou a cada 15 dias (quinzenada). 

Embora seja uma excelente ferramenta para educação financeira, só uma mesada não ensina muito. De fato, os pais precisam dar orientações aos filhos para que possam aprender a administrar o dinheiro corretamente. 

Em outras palavras, os pais devem sugerir a criação de uma mesada para seus filhos como uma forma de ensiná-los sobre finanças e orçamento.

Ao estabelecer uma quantia regular de dinheiro para seu filho a cada mês ou semana, você deve orientá-lo a ser responsável com suas finanças e a tomar boas decisões financeiras, como poupar uma parte do dinheiro. 

Através deste processo, as crianças não somente desenvolvem uma compreensão dos princípios básicos de administração do dinheiro, mas também aprendem importantes lições para a vida adulta.

Assim, enquanto a mesada sozinha pode não ser suficiente para ensinar as crianças sobre finanças, quando acompanhada de uma orientação e apoio adequados dos pais, pode ser uma ferramenta fortalecedora para a construção de hábitos financeiros saudáveis

poupar dinheiro
  • Save

Incentive seu filho a gastar menos do que ganha 

Uma das coisas mais importantes que os pais podem fazer para estimular seus filhos a desenvolverem hábitos financeiros saudáveis é planejar e administrar as finanças da família de forma inteligente. 

Além de ensinar as bases do orçamento familiar e da poupança, você também deve falar com seus pequenos sobre a importância de gastar menos do que ganha. 

Isso não só ajuda a garantir o pagamento de despesas essenciais, como alimentação, moradia e educação, mas também colabora para o desenvolvimento do hábito de poupar dinheiro para objetivos maiores, como uma entrada em uma casa, uma viagem em família ou até mesmo a faculdade.

Dessa forma, aprender a lidar com o dinheiro de forma responsável já na infância é essencial para formar adultos conscientes da importância de poupar dinheiro.   

Portanto, se você quer que seus filhos cresçam e se tornem adultos felizes e prósperos, comece hoje mesmo a planejar o orçamento familiar junto com eles!

poupar dinheiro
  • Save

Mostre às crianças o valor em doar e compartilhar

As razões principais pelas quais é importante ensinar lições sobre poupar dinheiro a seus filhos é porque você pode compartilhar valores por meio dessas lições. 

A maioria dos pais quer que seus filhos cresçam sendo generosos com as pessoas. 

Uma maneira de encorajar esse tipo de comportamento é mostrar a eles o valor de doar e compartilhar. 

Para isso, você pode, por exemplo, ajudá-los a separar alguns brinquedos e roupas e doar itens que eles não usam mais para pessoas e famílias em vulnerabilidade. 

Ajude seus filhos a planejar suas doações, discutindo quais causas eles querem apoiar. Vocês podem visitar juntos organizações não governamentais e conhecer diferentes realidades.

poupar dinheiro
  • Save

Seja um exemplo e economize dinheiro

A maneira que você discute e lida com o dinheiro quando está perto das crianças é tão importante quanto às lições sobre dinheiro que você as ensina. 

Todos os pais precisam dar um bom exemplo aos seus filhos, principalmente quando se trata de gastar e poupar dinheiro.

Se os filhos observam os seus pais fazendo escolhas sensatas com dinheiro, é mais provável que eles façam o mesmo. 

Uma maneira de dar um bom exemplo é sempre ajudar nos trabalhos da casa junto com os filhos, como lavar a louça, fazer a lista de compras, organizar os produtos depois de comprados, etc.

Essas experiências são fundamentais para conversar com as crianças sobre a importância de economizar no dia a dia e poupar dinheiro.

Além de ensinar às crianças a importância do orçamento, essas atividades também podem ajudar a fortalecer os laços familiares.

poupar dinheiro
  • Save

Você sabe como Pulpar dinheiro?

Nesse artigo, você aprendeu algumas lições sobre poupar dinheiro

Mais do que trabalhar para aumentar nossa renda, precisamos tomar decisões responsáveis, levando em consideração os objetivos futuros. 

Essa lição deve ser transmitida para as crianças, afinal, para se tornarem adultos conscientes, elas precisam aprender desde cedo a importância de poupar dinheiro. 

Além de compartilhar informações importantes sobre educação financeira infantil, queremos te ajudar a dar o futuro de presente para a criança que você ama. 

Com a Pulpa, você pode guardar dinheiro para o seu pequeno, de um jeito seguro e colaborativo.

Assim, quando ele for mais velho, poderá resgatar todo o valor pulpado ao longo do tempo para alcançar um objetivo, como fazer faculdade, estudar fora do país ou até mesmo começar um novo negócio.

Comece a pulpar hoje mesmo! Conheça mais sobre a Pulpa e baixe o aplicativo Pulpa em seu celular.

poupar dinheiro
  • Save

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Share via
Copy link
Powered by Social Snap