Investimento para crianças: Onde investir e como planejar?

Existe investimento para crianças? Hoje, você vai descobrir como investir para seu filho e as melhores maneiras de fazer isso! 

Ao ter um filho, é normal se preocupar com questões relacionadas à saúde, bem-estar, educação e principalmente, ao futuro. 

Como garantir que seu filho terá uma vida financeiramente estável ao se tornar adulto? 

A resposta para essa pergunta não poderia ser outra: por meio dos investimentos!

Além de ensinar educação financeira ao seu pequeno, é essencial investir desde cedo para que ele possa iniciar sua vida adulta de forma mais segura e tranquila. 

Se você quer fazer um investimento para seu filho, mas não sabe por onde começar, continue com a gente! Abaixo, falaremos sobre a importância de investir, como planejar, quando começar e a melhor opção de investimento para crianças.

investimento para crianças
  • Save

Ficou curioso para conferir? Confira a leitura! 🙂 

Quando fazer investimento para crianças? 

Quanto mais cedo você começar a investir para seu filho, melhor. Isso também vale para outros investimentos, principalmente ao pensar em atingir um objetivo de longo prazo

Você já ouviu falar que os juros compostos ganham muita força com o passar do tempo? Essa informação é verdadeira! 

Por isso, recomendamos começar a planejar o investimento para seu filho a partir do momento em que descobrir a gravidez ou decidir adotar uma criança. A cada dia, você poderá dar mais um passo em direção ao objetivo final. 

As aplicações podem ser iniciadas logo após o nascimento ou adoção da criança, basta que você já tenha escolhido o investimento para crianças que melhor se aplica ao seu perfil. 

Algumas opções são: 

  • Previdência Privada;
  • Tesouro Prefixado;
  • Tesouro Selic;
  • Tesouro IPCA+;
  • Fundos de Investimento Multimercado;
  • Previdência Privada;
  • Bolsa de Valores (Ações);
  • CDB;
  • Mercado Imobiliário;
  • LCI e LCA;

Para conhecer essas opções, confira nosso conteúdo com os 10 melhores investimentos para o futuro do seu filho. 

Quais são os benefícios de investir para seu pequeno?

O principal benefício de investir para o futuro de uma criança é garantir que, ao chegar na vida adulta, ela tenha condições de realizar seus sonhos, seja ingressar na faculdade, fazer um intercâmbio, comprar um imóvel ou até mesmo iniciar seu próprio negócio. 

O investimento para crianças também é muito eficaz para complementar a educação financeira do seu filho, pois reforça a importância de poupar e investir para o futuro

Você também pode estimular seu pequeno a guardar parte da mesada para esse investimento, fazendo com que ele participe ativamente desse processo. 

Recomendamos explicar aos poucos como funcionam os investimentos, rendimentos e o planejamento dos objetivos. É importante que ele participe do processo, mas também compreenda sua  importância! 

Leia também: Quanto custa ter um filho?

investimento para crianças
  • Save

Primeiros passos para fazer um investimento para crianças

Antes de começar a fazer um investimento para seu filho, é importante seguir alguns passos iniciais, como: 

  • Pesquisar opções de investimentos;
  • Escolher a modalidade que mais se adequa ao objetivo final; 
  • Planejar quanto será investido por mês;
  • Definir o titular do investimento; 
  • Abrir uma conta na instituição financeira escolhida. 

Se a própria criança for escolhida para ser a titular do investimento, é necessário que ela já possua um CPF válido

Caso o pai ou a mãe resolva manter o investimento em seu nome, é importante ter cautela para não correr o risco de misturá-lo com outros investimentos. 

Dependendo do tipo de investimento, os pais deverão fazer um resgate em vida, recolhendo IR para transferir ao filho.

Também é possível optar por uma doação em vida. A doação é isenta de IR até um determinado valor, que varia de Estado para Estado. Caso ultrapasse, será necessário recolher o ITCMD, que é o imposto sobre doações e heranças.

Sem dúvidas, a melhor alternativa é manter o investimento no nome da criança, pois permite que ela continue investindo após a maioridade. Além disso, é a melhor opção quando pensamos em economias operacionais e tributárias. 

Lembrando que, mesmo que o investimento seja feito no nome da criança, de acordo com o artigo 1689 e seguintes da lei 10.406/2002, os pais ou os responsáveis legais são responsáveis por gerir o dinheiro de um menor de idade antes de sua maioridade ou emancipação. 

Outro ponto a considerar antes de investir é o objetivo do investimento. No caso do investimento para criança, você deve considerar um investimento de baixo risco capaz de gerar rendimentos a longo prazo, como por exemplo, a Previdência Privada

Leia também: Melhor investimento para reserva de emergência

investimento para crianças
  • Save

Pulpa: Investimento para crianças

Se você quer investir para o futuro do seu filho de um jeito fácil e colaborativo, saiba que a Pulpa é a opção mais adequada para esse objetivo.

Na Pulpa, você pode guardar dinheiro para os sonhos futuros do seu pequeno, começando com apenas R$ 100 por mês. 

Os planos de Previdência Privada, em parceria com a Icatu, são fundos de Multimercado com Data-alvo 2030 ou 2040. Esses fundos podem misturar diferentes ativos, seja de renda fixa ou renda variável, para buscar rentabilidade acima do CDI.

Geralmente, começam mais agressivos, buscando rentabilidade. Com o tempo, vão re-balanceando a carteira para proteger o patrimônio. 

O grande diferencial é que todos podem colaborar para o tesourinho do seu filho: pais, avós, tios, primos, padrinhos e amigos da família. 

Além disso, todos que pulpam podem deixar uma cápsula do tempo para o futuro da criança. As cápsulas são vídeos de 30 segundos, nos quais você pode deixar um recadinho ou conselho para o pulpilo. 

Gostou dessa ideia? Comece a pulpar hoje mesmo! Conheça mais sobre a Pulpa e baixe o aplicativo Pulpa em seu celular. 

Passo a passo para começar a guardar dinheiro para seu filho na Pulpa:

  1. Baixe o aplicativo Pulpa e crie o perfil de seu pulpilo: Você pode ter quantos perfis desejar, desde que você seja o responsável pela criança.
  2. Construa um tesourinho: Defina um objetivo, a idade deste objetivo e confira os Planos de Previdência sugeridos para você.
  3. Pulpe para o futuro: Você pode pulpar o dinheiro diretamente pelo aplicativo, com um cartão presente (Pulpa Card) ou fazendo um depósito pelo site.
  4. Acompanhe crescer: O responsável (e mais um convidado) pode acompanhar o extrato e o saldo da conta. Lembrando que o dinheirinho fica rendendo em um Plano de Previdência, gerido pelo nosso parceiro Icatu. Ainda é possível acompanhar todos os participantes em um ranking e conferir as cápsulas guardadas (vídeos para a criança ver no futuro).

Lembre-se: Educação financeira é primordial

Quem acompanha nosso blog com certeza já sabe do impacto positivo que a educação financeira tem na vida da família e no futuro dos filhos. 

A educação financeira infantil pode ser a diferença em como seu pequeno, quando tiver idade para movimentar o investimento, irá utilizá-lo.

O objetivo da educação financeira é fazer com que seu filho desenvolva uma relação saudável com o dinheiro para consumir de forma consciente, economizar, poupar e continuar investindo.

Educar financeiramente a criança é parte de uma criação saudável e um dos maiores presentes que você pode oferecer a ela! 

Esperamos que esse conteúdo tenha sido útil para você descobrir mais sobre como fazer um investimento para crianças. 

Acompanhe nosso Instagram para aprender mais sobre educação financeira!

Nos vemos no próximo conteúdo! 

investimento para crianças
  • Save

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Share via
Copy link
Powered by Social Snap