Filmes sobre educação financeira para crianças e adultos!

Você conhece os melhores filmes sobre educação financeira?

Muitos pais, quando decidem ensinar educação financeira para seus filhos, se deparam com um dilema comum: Como abordar o assunto de forma simples e divertida? 

Falar sobre dinheiro com uma criança pode parecer algo desafiador, principalmente para pais de primeira viagem, porém, existem alternativas para introduzir o assunto de forma leve, através de jogos, livros, vídeos e até mesmo filmes.

Para te ajudar nessa tarefa, elaboramos uma lista com 5 cinco filmes sobre educação financeira que podem ensinar valiosas lições para todos. 

Prepare o balde de pipoca e confira abaixo!  

  • Save

1. Os Delírios de Consumo de Becky Bloom

Os Delírios de Consumo de Becky Bloom é um filme de comédia baseado em uma série de livros que conta a história de Becky, uma mulher completamente viciada em compras. 

De uma forma bem humorada, o filme mostra como a falta de controle financeiro pode afetar negativamente a vida pessoal e profissional de uma pessoa. 

Mesmo trabalhando como colunista em uma grande empresa, Becky põe tudo a perder, incluindo a sua carreira, por gastar dinheiro de forma compulsiva e sem nenhuma consciência. 

Apesar de ser apenas uma história fictícia, o filme traz algumas verdades muito importantes sobre a nossa relação com o dinheiro, além da importância de poupar. 

Esse filme pode ser uma ótima forma de falar com seus filhos sobre gastos responsáveis e os perigos de ficar preso em um ciclo de dívidas intermináveis. 

Classificação indicativa: 10 anos. 

2. À Procura da Felicidade

À Procura da Felicidade é um filme baseado em uma história real, estrelado por Will Smith no papel de Chris Gardner, um homem que passa a viver com sérios problemas financeiros após uma tentativa sem sucesso de iniciar um negócio. 

Durante a trama, Chris conta com a sua perseverança e dedicação para superar dificuldades e recuperar o controle da sua vida, mesmo depois de ser abandonado pela sua esposa e ser despejado de seu apartamento.

Mesmo em circunstâncias difíceis, a narrativa enfatiza a importância de se concentrar nos objetivos e de se esforçar para alcançá-los. Além disso, também ensina valores essenciais como honestidade, honra e determinação. 

Esse filme pode te ajudar a explicar ao seu pequeno que ganhar dinheiro não é tão simples como parece e que existe muito esforço e dedicação por trás de tudo o que você, pai ou mãe, proporciona a ele. 

Classificação indicativa: Livre para todos os públicos.

7 atividades de educação financeira infantil para aprender brincando!

  • Save

3. Até que a Sorte nos Separe

A produção nacional Até que a sorte nos separe, composta por duas sequências, foi inspirada no livro “Casais Inteligentes Enriquecem Juntos”, do economista Gustavo Cerbasi. 

A sequência de filmes é um exemplo de que o cinema brasileiro pode proporcionar lições de vida úteis para qualquer pessoa, inclusive para as crianças maiores. 

Essa comédia mostra a vida de um casal que, depois de ganhar a loteria, passa a viver uma vida cheia de luxo e ostentação. 

Após alguns anos, a família vai à falência, e o marido, interpretado por Leandro Hassum, tenta de todas as formas possíveis esconder o fato de sua esposa. 

O filme ensina de forma divertida a importância de poupar e gastar dinheiro de forma responsável, e que mesmo com muito dinheiro, uma pessoa pode enfrentar sérias dificuldades se não souber administrar seus bens. 

Também é possível aprender que o dinheiro pode ser uma fonte de conflito entre as pessoas, quando não gerido adequadamente. 

Classificação indicativa: 12 anos. 

4. Os Fantasmas de Scrooge

Ebenezer Scrooge é um tio rabugento e avarento até mesmo com seu único sobrinho. A natureza azeda e mesquinha de Scrooge faz com que os fantasmas do Presente, Passado e Futuro apareçam na véspera de Natal e o transporte através do tempo para que ele reflita sobre uma mudança em sua vida.

Uma das mais famosas histórias de Natal de todos os tempos pode ensinar ao seu pequeno lições sobre dinheiro, família, amor, além da importância de saber compartilhar. 

A história se passa em meados de 1840, época em que o Natal era menos comercial e consumista, e por isso, retrata como as pessoas costumavam celebrar o espírito natalino. 

O filme também mostra que, ao tornar o dinheiro sua razão de viver, você acabará sozinho e infeliz como Scrooge. A história transmite a mensagem de que devemos valorizar os nossos amigos e familiares e não deixar que o dinheiro seja uma “pedra” no caminho das relações.

Você sabia? O personagem Scrooge serviu de inspiração para a criação do Tio Patinhas, o tio rico e avarento do mundo da Disney. 

Classificação indicativa: 10 anos. 

7 jogos de educação financeira para se divertir

  • Save

5. A Fantástica Fábrica de Chocolates

Além de ser divertido, o filme A Fantástica Fábrica de Chocolate contém uma infinidade de lições e mensagens importantes para uma criança, como ética, valores, educação, competitividade, solidariedade, cidadania, e principalmente, consumismo e consumo consciente. 

Através da figura de Charlie Bucket, um menino humilde que tem o sonho de dar uma vida melhor a sua família, seu pequeno poderá aprender a importância de compartilhar o que tem e de valorizar as pessoas em detrimento ao dinheiro.

Durante o filme, também é possível aprender O QUE NÃO FAZER com outros personagens, como Veruca Salt, uma menina mimada por seu pai, que acaba dentro de um lixão por sua vontade incontrolável de ter tudo o que quer, a qualquer custo. O fim da personagem demonstra que o dinheiro não pode comprar todas as coisas, como as amizades e nossos próprios objetivos de vida. 

Willy Wonka, o dono da fábrica, é outro personagem que pode trazer diversas reflexões para seu pequeno. Apesar de ser bem sucedido e ter muito dinheiro, Wonka não possui amigos e é muito solitário. Isso demonstra que, apesar de ser importante, o dinheiro não é tudo na vida. Uma pessoa pode ter um negócio de sucesso, por exemplo, sem precisar ser implacável e gananciosa. 

Sem dúvidas, esse é um excelente filme sobre educação financeira para crianças! 

Classificação indicativa: Livre para todos os públicos. 

  • Save

Qual é o seu filme de educação financeira favorito?

Os filmes são ótimas ferramentas para ensinar às crianças as melhores maneiras de lidar com o dinheiro sem que elas sequer percebam que estão aprendendo. 

Após assistir aos filmes com seus filhos, aproveite a oportunidade para discutir como os personagens lidam com o dinheiro e quais lições podem ser aprendidas através de suas escolhas.

E não esqueça de nos contar… Qual é seu filme favorito sobre educação financeira? Compartilhe conosco nos comentários! 

filmes sobre educação financeira
  • Save

Comece a Pulpar para o futuro do seu filho!

Os filmes sobre educação financeira são excelentes para ensinar seu filho a lidar com o dinheiro desde cedo, mas, além disso, você também pode começar a investir para o seu futuro!

A Pulpa é a maneira mais simples, segura e divertida de guardar dinheiro para o futuro da criança que você mais ama. O melhor de tudo é que o dinheiro vai crescendo igual ao seu pequeno. 

E na Pulpa, todos podem colaborar: pais, avós, tios, primos, padrinhos e até mesmo pessoas de fora da família. 

O segredo da Pulpa está justamente no tempo + pessoas.

Gostou da ideia? Comece a pulpar hoje mesmo! Conheça mais sobre a Pulpa e baixe o aplicativo Pulpa em seu celular.

Nos siga no Instagram para mais conteúdos! 

Até o próximo conteúdo! 

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Share via
Copy link
Powered by Social Snap