Dia dos Filhos: O que é e o que fazer neste dia?

Você conhece a origem do Dia dos Filhos? Sabe quais são as melhores atividades para comemorar a data?

Se você é pai ou mãe, saiba que essa é uma ótima oportunidade para se aproximar mais dos pequenos e ainda ensiná-los lições importantes para a vida. 

No conteúdo de hoje, você vai entender o que é o Dia dos Filhos, sua origem, importância e dicas para aproveitar o dia de forma divertida!

Continue com a gente e descubra tudo o que você precisa saber sobre o Dia dos Filhos!

dia dos filhos
  • Save

O que é o Dia dos Filhos?

O Dia dos Filhos é comemorado nos dias 5 de abril e 23 de setembro. No Brasil, a data costuma ser celebrada no dia 23 de setembro, seguindo a tradição portuguesa. 

Nos Estados Unidos, comemora-se o National Son’s and Daughter’s Day, que significa Dia Nacional do Filho e da Filha. 

Apesar de não ter uma origem muito bem definida, acredita-se que o Dia dos Filhos tenha vindo da Coreia do Sul, por volta do ano de 1960. 

Mesmo não sendo uma data tão nova assim, o Dia dos Filhos tem ganhado bastante adesão nos últimos anos. No Brasil e no mundo, a comemoração oferece mais do que apenas um dia de troca de presentes, mas reflexões sobre união familiar, harmonia e compreensão entre pais e filhos. 

Com uma proposta diferente de datas voltadas para consumo, como Natal, Páscoa e Dia das Crianças, o Dia dos Filhos tem seu foco em homenagens e ensinamentos, como troca de mensagens, passar o dia com a família e fazer atividades divertidas. 

dia-dos-filhos
  • Save

O que fazer no Dia dos Filhos?

Com a agitação do dia a dia, muitos pais acabam não conseguindo passar muito tempo ao lado de seus filhos. 

Mas mesmo com a rotina corrida, é importante que vocês tenham alguns momentos para conversar, brincar e aproveitar a companhia uns dos outros. 

Passar um tempo de qualidade com os filhos é um dos melhores presentes que você pode oferecer a eles. 

Por isso, para esse Dia dos Filhos, a nossa dica é planejar com antecedência uma programação especial para aproveitar a data com a pessoinha que você mais ama. Vocês podem ir ao parque, jogar um jogo novo, ir ao cinema, comer algo diferente ou fazer qualquer outro programa divertido. 

Para te ajudar na escolha, listamos abaixo algumas atividades que podem ser feitas em família no Dia dos Filhos. Confira a seguir!

1. Passeio no parque

Que tal comemorar o Dia dos Filhos passeando em um parque com os pequenos? 

Um passeio no parque é uma excelente oportunidade para deixar um pouco de lado os estímulos de consumo e as distrações do mundo digital. 

Você pode, por exemplo, reunir alguns membros da família para uma tarde divertida com piquenique e muitas brincadeiras ao ar livre. 

O parque é o espaço ideal para a criança ser criança. Lá ela pode brincar, correr, explorar e se conectar com a natureza. Tem coisa melhor?

Sem dúvidas, é uma opção de diversão para toda a família neste Dia dos Filhos!

dia-dos-filhos
  • Save

2. Jogos de tabuleiro

Jogos de tabuleiro são opções divertidas para aproveitar um tempo longe dos celulares e tablets. 

Além da diversão, os jogos de tabuleiro ajudam no desenvolvimento infantil, por auxiliarem no raciocínio lógico e também na interação social.

Além disso, muitos jogos de tabuleiro são excelentes para ensinar educação financeira aos pequenos, como Banco Imobiliário, Jogo da Vida e outros que proporcionam lições sobre poupar, economizar, compartilhar e investir. 

Você pode conferir aqui no blog um post cheio de opções de jogos de tabuleiros voltados à educação financeira. 

Gostou dessa opção? Prepare os dados e divirta-se neste Dia dos Filhos! 

dia-dos-filhos
  • Save

3. Almoço em família

Apesar de clássico, um almoço em família também pode ser uma oportunidade para passar um tempo a mais com seus filhos, reforçando os vínculos emocionais, transmitindo os valores familiares e conversando sobre o dia a dia.

Para que a experiência seja ainda mais completa, vocês podem preparar um prato delicioso juntos! Cozinhar com as crianças costuma ser bastante divertido e ainda pode trazer muitos benefícios, pois ajuda a desenvolver a coordenação motora, ensina o valor de uma boa alimentação, oferece lições sobre o esforço dos pais para adquirir os alimentos, além de estimular o foco e a paciência.

Neste Dia dos Filhos, reúna a criançada para preparar aquele almoço especial. Com certeza elas vão adorar essa experiência!

Leia também: Dia dos Avós | 26 de julho – Como aproveitar?

dia-dos-filhos
  • Save

4. Assistir a um filme juntos

Hoje em dia, com cada membro da família possuindo um ou mais dispositivos eletrônicos, assistir a um filme em casa ou no cinema se tornou uma tarefa desafiadora! 

Neste Dia dos Filhos, que tal mudar esse cenário? Uma ideia de atividade é chamar toda a família para fazer uma sessão de cinema na sala, com direito a muita pipoca e filmes divertidos.

Juntar os filhos na sala para assistir a um filme que todos gostam pode ser um programa muito interessante, afinal, quem é que não gosta de um bom filme acompanhado de pipoca e guaraná?  

Essa também pode ser uma hora muito boa para escolher filmes que possam ensinar aos seus filhos, mesmo que de forma indireta, lições sobre educação financeira! 

Clique aqui para descobrir os melhores filmes de educação financeira para crianças e adultos. 

dia-dos-filhos
  • Save

5. Contar histórias

Histórias infantis são importantíssimas para a formação da identidade e dos valores de qualquer criança. Elas também estimulam a imaginação e facilitam o aprendizado. 

Como você já deve imaginar, as histórias são ótimas ferramentas para aproximar pais e filhos não só no Dia dos Filhos, mas no dia a dia. Por meio delas, vocês podem construir juntos um um ambiente de respeito, confiança e contato próximo. 

Conforme a criança cresce e se desenvolve, manter o hábito de contar histórias e conversar – sem ser pelo WhatsApp – torna mais fácil estabelecer espaços para o diálogo, principalmente na adolescência.

Para aproveitar esses e outros benefícios das histórias infantis, aproveite qualquer ocasião, incluindo o Dia dos Filhos, para estimular a imaginação da criançada! 

dia-dos-filhos
  • Save

Essas são apenas algumas das opções de atividades que você pode fazer para aproveitar o Dia dos Filhos com seus pequenos!

Lembre-se que os momentos que você passa com seus filhos são mais valiosos do que qualquer presente material. Faça com que cada um deles seja único e inesquecível. 

Até o próximo conteúdo! 

Dê o futuro de presente para seu filho!

Neste Dia dos Filhos, que tal presentear seu pequeno de um jeito diferente? Ofereça o futuro de presente com a Pulpa!

Pulpar é guardar dinheiro para o futuro da criança que você ama. Assim, ela estará mais preparada para os desafios da vida ou realizar sonhos, como fazer um intercâmbio ou pagar uma boa universidade.

Além de guardar o dinheiro, na Pulpa você também guarda mensagens em cápsulas de vídeos para inspirar os primeiros passos do futuro adulto.

Gostou dessa ideia? Comece a pulpar hoje mesmo! Conheça mais sobre a Pulpa e baixe o aplicativo Pulpa em seu celular.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Share via
Copy link
Powered by Social Snap