Cartão de crédito para crianças é uma boa ideia?

Dar ou não dar cartão de crédito para crianças? Esse com certeza é um assunto que gera dúvidas em muitos pais. 

Apesar de uma grande parcela da população brasileira ainda utilizar cédulas e moedas no dia a dia, os meios de pagamento digitais estão se tornando cada vez mais populares. 

Segundo pesquisa realizada pela Opinion Box, o cartão de crédito é o meio de pagamento on-line mais utilizado no Brasil (80%), seguido do Pix (77%) e do cartão de débito (66%). 

Muitos especialistas acreditam que, em um futuro próximo, o uso do dinheiro em espécie será substituído pelos cartões. 

Isso quer dizer que, mais cedo ou mais tarde, qualquer pessoa que possua uma vida financeira ativa terá que se adaptar a essa nova realidade. 

Se você é pai ou mãe e espera que seu filho desenvolva uma relação saudável com o dinheiro, saiba que uma hora terá que ensiná-lo a utilizar cartão de crédito, débito e outros meios de pagamento digitais. 

Para te ajudar nessa tarefa, trouxemos algumas informações úteis sobre cartão de crédito para crianças.

Quer saber mais? Continue com a gente! 

cartão de crédito para crianças
  • Save

Crianças e adolescentes podem ter um cartão de crédito?

De acordo com a legislação brasileira, não é permitido que menores de idade tenham um cartão de crédito em seu nome. 

Você já deve imaginar o motivo, certo? Crédito = Responsabilidade.

Apesar disso, muitos bancos brasileiros permitem que os pais ou responsáveis ofereçam cartões de crédito adicionais para seus filhos menores de idade. 

A grande diferença é que o cartão adicional compartilha o mesmo limite do cartão do titular e com isso, todos os gastos vão para a mesma fatura.  

Hoje, também é possível adquirir cartões pré-pagos que funcionam na modalidade de crédito e débito. Essa opção é a mais interessante, pois diferente do cartão de crédito tradicional, o limite do cartão pré-pago é o próprio valor adicionado nele.

É ou não é uma boa ideia oferecer cartão de crédito para crianças?

Para funcionar como uma ferramenta educativa, o cartão de crédito deve ser utilizado de forma consciente. Nesse caso, você deve determinar um limite de gastos mensais e acompanhar de perto seu uso. 

A idade também deve ser levada em consideração. Muitas instituições financeiras recomendam oferecer o cartão de crédito para crianças acima dos 10-12 anos de idade que já possuem conhecimentos de educação financeira.

Lembre-se: O cartão de crédito deve ser usado para ensinar educação financeira na prática e não para estimular o consumo desenfreado. 

Cartão de débito ou cartão de crédito para crianças? 

É difícil dizer qual é a modalidade de cartão ideal para oferecer a uma criança, pois essa escolha depende de alguns fatores, como:

  • Idade da criança;
  • Maturidade;
  • Conhecimentos de educação financeira;
  • Organização dos pais. 

O cartão de crédito pode ser uma ferramenta útil para ensinar ao seu filho lições importantes, como planejamento, acompanhamento dos gastos, responsabilidade e consumo consciente. Por outro lado, ele também pode ser um grande vilão! 

Se você não costuma controlar gastos e se o seu pequeno ainda não sabe o que é educação financeira, o cartão de crédito definitivamente pode incentivar o descontrole financeiro. 

Por isso, se você busca opções mais seguras, os mais recomendados são os cartões pré-pago ou de débito. Com eles, só é possível gastar o saldo disponibilizado por você.  

Dicas para oferecer o cartão de crédito para seu filho de forma consciente

Para que você entenda esse assunto na prática, listamos algumas dicas de como oferecer o cartão de crédito para crianças. Acompanhe a seguir!

1. Educação financeira desde cedo 

Quanto mais cedo você começar a ensinar educação financeira, mais cedo seu filho aprenderá a lidar com dinheiro de forma consciente. 

Antes de pensar em oferecer um cartão de crédito para seu pequeno, você deve ensiná-lo alguns conceitos básicos que envolvem dinheiro, trabalho, compras, pagamento de contas e economia

Depois que a criança absorver esses conhecimentos, você pode partir para uma próxima etapa, explicando como funcionam os meios de pagamento, incluindo o cartão de crédito. 

É essencial que seu filho saiba como funciona o cartão antes de ter um! 

Leia também: Poupar Dinheiro – Lições para ensinar aos filhos

cartão de crédito para crianças
  • Save

2. Explique o que são dívidas e suas consequências 

Antes de oferecer um cartão de crédito para seu filho, você deve fazer com que ele entenda o que são as dívidas e quais as consequências que elas podem gerar para a sua vida. 

Explique sobre a importância de manter todas as contas em dia e incentive a organização financeira. 

Se o seu filho recebe mesada, você pode deixá-lo como o responsável por algumas contas, como por exemplo, o streaming que ele assiste ou o petisco do animal de estimação. 

3. Incentive seu filho a conquistar uma renda extra

Como já falamos aqui no blog, crianças e adolescentes podem conquistar uma renda além da mesada, sem que isso atrapalhe seus estudos. 

Algumas tarefas podem render uma graninha extra, como ajudar a cuidar do cachorro do vizinho, vender brinquedos e roupas que não usa mais, molhar as plantas e muito mais. 

É essencial que a criança aprenda que o dinheiro é algo que se conquista com muito esforço. 

Leia também: Como crianças podem ganhar dinheiro? 8 ideias!

cartão de crédito para crianças
  • Save

4. Explique detalhadamente como funciona um cartão de crédito

Diferente de um aparelho de celular ou tablet, que a criança aprende a usar naturalmente, um cartão de crédito requer conhecimento e responsabilidade para ser utilizado.

Por isso, você deve ensinar ao seu filho sobre limites, taxa de juros, parcelamento e o que acontece se pegarmos somente o mínimo da fatura. 

Lembre-se de sempre orientá-lo a procurar você antes de realizar compras de valores altos.

5. Cuidado com limites altos

O limite do cartão de crédito do seu filho não deve ser superior ao da sua mesada mensal.

Você deve controlar o limite para evitar que ele pense que pode gastar mais do que ganha. 

Limites muito altos também podem incentivar o consumismo, prejudicando a educação financeira da criança ou do adolescente. 

cartão de crédito para crianças
  • Save

Você daria um cartão de crédito para seu filho? Nós da Pulpa acreditamos que o cartão pode ser uma ferramenta extra para ensinar educação financeira na prática, mas a modalidade escolhida deve estar de acordo com a maturidade e o nível de conhecimento da criança. Recomendamos a opção pré-paga. Além disso, você deve acompanhar os gastos bem de pertinho e incentivar seu pequeno a se planejar sempre.

Para descobrir mais dicas como essa, não deixe de conferir nossos outros conteúdos! 🙂

Você conhece a Pulpa?

Além de ensinar educação financeira desde cedo, você também deve investir para o futuro do seu filho!

A Pulpa é o jeito mais seguro e colaborativo para guardar dinheiro para a criança que você mais ama. 

O dinheiro pulpado fica em um Plano de Previdência que busca rentabilidade superior ao CDI, gerido pelo nosso parceiro Icatu – a maior seguradora independente do Brasil em Vida, Previdência e Capitalização.

O melhor de tudo é que todos podem colaborar um pouquinho: pai, mãe, avós, tios, primos, padrinhos e até mesmo os amigos!

Gostou dessa ideia? Comece a pulpar hoje mesmo! Conheça mais sobre a Pulpa e baixe o aplicativo Pulpa em seu celular.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Share via
Copy link
Powered by Social Snap