Atividades de consumo consciente para educação infantil

Você costuma estimular seu filho a realizar atividades de consumo consciente?

Todos os dias, nós adultos consumimos uma infinidade de coisas. Consumir virou algo tão comum quanto o ar que respiramos. Por conta disso, muitas vezes, não percebemos como fazemos isso de fato.

Consumimos nas refeições, lavando a louça, tomando banho, escovando os dentes, etc. E cada tipo de consumo gera um impacto diferente no mundo. 

Apesar de ser algo tão corriqueiro em nosso dia a dia, precisamos despertar a consciência para a forma que estamos consumindo, principalmente para dar o exemplo às futuras gerações. É exatamente por isso que as atividades de consumo consciente na educação infantil se fazem tão necessárias. 

Sem despertar a consciência nos pequenos (os adultos de amanhã), traremos consequências cada vez mais negativas ao nosso próprio planeta. 

Então, pensando em te ajudar a fazer a diferença, preparamos esse artigo, com ideias de atividades de consumo consciente para você começar hoje mesmo a fazer com seu filho. Acompanhe!

atividades de consumo consciente educação infantil
  • Save

O que é consumo consciente?

Você já sentiu a necessidade de trocar um produto ainda em excelentes condições, principalmente eletrônico, por um mais atual? Certamente sim. 

Isso costuma acontecer quando vemos uma propaganda na TV, um anúncio na internet ou um influenciador utilizando. 

Você sabia que esse tipo de consumo, conhecido como consumo impulsivo, é capaz de gerar um grande impacto ambiental?

Se mantivermos esse padrão de consumo que temos hoje, muitos recursos poderão se esgotar para sempre. Imagine viver em um planeta que não possui recursos para atender às necessidades básicas da população, como água, energia e alimentos?

Segundo estudo publicado pela World Wildlife Fund, gastamos 30% a mais dos recursos naturais que o planeta Terra tem capacidade de renovar.

Esse número é realmente alarmante, visto que pode gerar um grande impacto negativo para as futuras gerações. 

E tudo isso tem a ver com a forma que consumimos HOJE

Os adultos, também consumidores, precisam entender que qualquer tipo de consumo gera impactos positivos e negativos, sejam ambientais, sociais e econômicos. 

O consumo consciente é uma forma de maximizar os pontos positivos e minimizar os negativos, estando atento à real necessidade do que consumimos e aos impactos que podem ser gerados ao mundo. 

atividades de consumo consciente educação infantil
  • Save

Como ensinar consumo consciente para crianças?

É muito importante introduzir o consumo consciente desde cedo no cotidiano das crianças e observar de que forma estão sendo guiadas pelo desejo. Pequenas atitudes como essas podem gerar um impacto positivo enorme no futuro. 

Quando as crianças ficam “reféns do desejo”, elas acabam entrando em um processo de ansiedade, onde se encontram sempre com o desejo de consumir mais e mais. 

O problema é que grande parte das crianças ainda não aprendeu sobre o “não” e o “tempo de cada coisa” . Quando esses assuntos não são introduzidos pelos pais, o desejo de consumir o tempo todo pode se intensificar. 

E esse comportamento não é gerado somente com presentes grandes. O consumo compulsivo pode ser gerado independentemente da importância da compra. Até aquela bala que seu filho te pede todos os dias ao voltar da escola pode ser o suficiente para gerar desejos cada vez mais frequentes. 

Quando estimuladas dessa maneira, as crianças passam a esperar diariamente um tipo de consumo, seja ele de brinquedos, doces ou até na hora do café. Esses estímulos geram um nível de ansiedade alto, fazendo com que não valorizem de forma adequada o momento que têm em casa, as experiências e seus brinquedos, afinal, todo o foco estará destinado ao próximo consumo.

Uma maneira dinâmica de ensinar consumo para as crianças é colocar um prato sobre a mesa, com talheres do lado, e explicar que eles representam tudo aquilo que consumimos.

Você deve evidenciar que tudo o que está dentro do prato é matéria e energia, ressaltando que os pequenos precisam consumir somente o necessário e valorizar o que têm. 

A ideia é enfatizar que o exagero e o impulso podem causar um impacto negativo no mundo, por exemplo:

“Se comer demais, você pode passar mal. Se comer tudo o que tem em casa, de uma só vez, você ficará sem comida para os outros dias. O mesmo acontece com os recursos do nosso planeta.” 

atividades de consumo consciente educação infantil
  • Save

Praticando atitudes e atividades de consumo consciente

Os pais têm um papel fundamental no desenvolvimento dos hábitos de consumo das crianças, afinal, os filhos crescem se espelhando no comportamento dos pais. Ser um bom exemplo é mais do que necessário! 

Para te ajudar nessa tarefa, listamos algumas atitudes que podem ser compartilhadas na rotina das crianças.

1. Planeje suas compras em família

Ao planejar suas compras em família, você pode ensinar aos filhos sobre orçamento familiar e sobre a importância de não fugir dele nessa hora, para não correr o risco de se endividar. Assim, seus pequenos crescerão mais seguros e conscientes de suas ações.

2. Compre apenas o necessário

Quando você planeja as suas compras, automaticamente evita comprar coisas desnecessárias. Dê o exemplo para que seus pequenos aprendam logo cedo que devem comprar apenas o que precisam, evitando desperdício e economizando dinheiro. 

atividades de consumo consciente educação infantil
  • Save

3. Ensine sobre reciclar e separar o lixo corretamente

Uma maneira bem interativa de estimular seu filho a reciclar é personalizar alguns baldes com símbolos para que ele consiga sozinho separar os lixos secos (plástico, vidro, metal e papel) do lixo orgânico. Essa separação também pode ser reutilizada como compostagem para plantas. 

atividades de consumo consciente educação infantil
  • Save

4. Mostre como as crianças podem criar seus próprios brinquedos

Já pensou em ensinar seu filho a criar seus próprios brinquedos? Além de ser uma maneira de exercitar a criatividade e economizar dinheiro, essa atividade de consumo consciente também pode ser uma oportunidade de aproveitar um momento divertido em família, utilizando o que tem em casa para criar novos brinquedos e brincadeiras através da reciclagem. 

5. Construa uma horta para que os pequenos possam produzir seus alimentos 

Ensine seu filho a preparar a terra, escolher as sementes e entender quais são as mais apropriadas para cada estação do ano. Assim, vocês podem, juntos, acompanhar a evolução da planta desde o broto ao crescimento, cuidar da irrigação, colher e por fim, preparar uma deliciosa receita para a família.

6. Não desperdice alimentos

Aproveite as refeições para mostrar aos seus pequenos a importância de comer toda a comida do seu prato. Independentemente da quantidade de opções disponíveis, a criança deve consumir o suficiente para não colaborar com o desperdício de alimentos.

atividades de consumo consciente educação infantil
  • Save

7. Prefira doar brinquedos e roupas

Estimule seu filho a doar as roupas e brinquedos para outras crianças que precisam, pois além de não produzir mais lixo para o meio ambiente, também é uma forma de promover um momento de alegria para outro coleguinha.

8. Procurem respostas juntos

A curiosidade é uma característica presente em todas as crianças. Elas querem saber como tudo acontece e observam cada detalhe do comportamento dos pais

Aproveite essa curiosidade para esclarecer de onde vem as coisas que elas mais gostam, como os alimentos, roupas e brinquedos. Essa ação beneficia principalmente o pensamento crítico e o entendimento de compra dos pequenos.

9. Faça a divisão dos seus gastos

Como falamos anteriormente, ter um plano de compras evita gastos desnecessários, pois com ele, evitamos comprar impulsivamente. Com esse planejamento, você pode decidir com sabedoria como você gastará o seu dinheiro, evitando frustrações e apertos inesperados.

É importante entender que esse plano não se trata de um orçamento rigoroso e sim de uma estrutura criada exclusivamente para as suas necessidades.

atividades de consumo consciente educação infantil
  • Save

Como sugestão, você pode fazer essa divisão com base na metodologia 50/30/20.

  • 50% é destinado para as suas necessidades básicas — todas as despesas que você tem todos os meses (moradia, alimentação, luz, água, internet, transporte). 
  • 30% é destinado para os desejos, ou seja, tudo aquilo que você não tem necessidade (sapatos, assinaturas, festas, passeios, lazer no geral). 
  • 20% é destinado para o futuro, ou seja, para criar uma reserva financeira, liquidar dívidas, colocar na poupança ou até mesmo investir para a sua aposentadoria ou para o futuro dos seus filhos. 

Caso seu estilo de vida seja mais alto, poderá adequar as porcentagens ao seu momento de vida, podendo dividir também em 70/20/10, até conseguir se adequar à primeira opção, que é a ideal para uma vida tranquila e próspera.


Consumo consciente + investimentos para o futuro!

Estimular o consumo consciente e fazer investimentos para o futuro são práticas essenciais para garantir ao seu filho uma vida adulta mais confortável e segura.

Siga todas as nossas dicas de atividades de consumo consciente, mas não se esqueça de pulpar!

A Pulpa é um jeito novo de guardar dinheiro para o futuro da criança que você mais ama. Através do aplicativo Pulpa, você pode guardar o dinheiro e vê-lo crescer junto com seu pequeno.

O melhor de tudo é que todos podem colaborar: tios, primos, avós, padrinhos e até mesmo amigos da família.

O segredo da Pulpa está justamente no tempo + pessoas. 

Gostou da ideia? Comece a pulpar hoje mesmo! Conheça mais sobre a Pulpa e baixe o aplicativo Pulpa em seu celular.

atividades de consumo consciente educação infantil
  • Save

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Share via
Copy link
Powered by Social Snap