Animais de estimação para crianças: 5 benefícios

Você sabe quais são os benefícios dos animais de estimação para crianças?

Adotar um animal de estimação é certamente um motivo de alegria para toda a família, principalmente para as crianças, que sonham em ter um amigo peludo para brincar. 

O que muitos pais não imaginam é que, além de muita alegria e diversão, um animal de estimação pode proporcionar lições importantes para os pequenos.

Ao cuidar de um pet, seu filho pode aprender sobre companheirismo, amizade e até mesmo sobre o valor das responsabilidades financeiras. 

Para que você entenda com mais detalhes sobre a importância dos animais de estimação para crianças, continue com a gente. Preparamos um conteúdo completo e cheio de amor! 

Boa leitura!

animais de estimação para crianças
  • Save

Faça um planejamento financeiro antes de adotar um animal

Adotar um pet é uma decisão importante que precisa ser feita com muita responsabilidade, afinal, estamos falando de um novo membro da família. 

Assim como um ser humano, um animal de estimação demanda muitos cuidados, como boa alimentação, vacinas, idas ao veterinário, atenção e muito carinho. 

Por isso, para ter certeza de que seu companheiro será criado em um ambiente cheio de amor e respeito, você deve responder às seguintes perguntas:

  • Por que ter um bichinho de estimação?
  • Nosso lar tem um local adequado para sua acomodação?
  • Temos condições financeiras para cuidar de um animal de estimação?

É muito importante ter em mente que, além de requerer cuidados que podem gerar um trabalho extra para a família, um bichinho também pode gerar gastos extras. 

Um planejamento financeiro adequado é necessário para que as despesas extras com o animal de estimação não impactem seu orçamento familiar.

De acordo com o Instituto Pet Brasil (IPB), os brasileiros gastam cerca de R$ 340,00 para manter um cachorro. A média pode variar de acordo com o porte do cão. Já um gato pode demandar aproximadamente R$ 200,00 mensais. 

Até mesmo um peixe pode gerar custos para a família, por isso, é essencial checar se esse gasto extra cabe no seu orçamento!  

animais de estimação para crianças
  • Save

A criança deve participar de todo o processo

Ao discutir sobre a decisão de adotar um animal de estimação, é importante que seu filho participe de todo o processo. 

É muito fácil para a criança apenas pedir o animal de estimação para os pais, pois ainda não entende todo o esforço extra necessário para cobrir as despesas e cuidar do pet no dia a dia.

Dependendo da idade e se a criança já recebe mesada, ela pode ajudar com as despesas de seu novo companheiro, como comprar um brinquedo, um petisco ou ainda colaborar com uma porcentagem simbólica de seus recebimentos mensais para as despesas regulares do bichinho de estimação.

Você, como adulto responsável, também deve combinar algumas tarefas com seu pequeno, como por exemplo, colocar comida e água para o animal todos os dias e levá-lo para passear no quintal. 

Quando as crianças participam dos processos de decisão, além de se sentirem mais responsáveis pelo futuro amigo, também aprendem lições valiosas sobre responsabilidade!

animais de estimação para crianças
  • Save

Vantagens dos animais de estimação para crianças

Ter um pet não significa apenas mais diversão em casa. Existem inúmeras vantagens em adotar animais de estimação para seu filho, desde trabalhar a confiança, até melhorar a sua autoestima. Separamos abaixo as principais vantagens! 

1. Responsabilidade

Um animal de estimação pode ensinar seu filho a ser mais responsável, pois ele também ajudará a zelar pelo bem estar de seu novo amigo. Como falamos acima, para que a criança desenvolva esse senso, é importante que ela fique responsável por algumas tarefas diárias, como alimentar o pet, brincar e levá-lo para passear. 

Geralmente, as crianças se tornam os membros da casa mais cuidadosos e amorosos com os animais. Esse senso de cuidado e responsabilidade costuma acompanhá-las pelo resto da vida.  

2. Educação financeira

Um animalzinho também pode ajudar seu pequeno a entender melhor sobre o dinheiro e sobre os custos das coisas, uma vez que participa de todas as decisões de compras relacionadas ao pet.

Para que seu filho tire as melhores lições, é importante levá-lo ao pet-shop para comprar os produtos que o animal precisa, além de planejar junto com ele todos os gastos gerados naquele mês. 

Se o animal precisou ir ao veterinário, explique ao seu filho sobre a necessidade de ter uma reserva financeira para gastos não planejados e imprevistos.  

No caso de crianças que recebem mesada, os pais também podem estimular uma colaboração mensal para algum gasto menor.

Finanças para crianças: quando falar sobre dinheiro

3. Confiança

As crianças têm facilidade em construir uma relação muito próxima com seus animais de estimação, que por sua vez, se tornam seus confidentes e ouvintes para desabafos e reflexões. 

Essa confiança é excelente para que as crianças consigam refletir sobre suas atitudes e reconhecer os seus próprios erros.  

O senso de responsabilidade gerado pelo ato de cuidar do animal também é uma forma de fazer com que os pequenos se sintam mais confiantes em realizar atividades cada vez mais diferentes. 

animais de estimação para crianças
  • Save

4. Socialização 

O convívio e o cuidado com os animais de estimação podem influenciar diretamente nas relações que uma criança desenvolve com a sociedade. 

Uma criança que cresce cuidando de um bichinho tende a se tornar um adulto com melhores habilidades sociais, essenciais para os estudos, trabalho e novas amizades.  

5. Aprendem sobre os fatos da vida 

Animais são companheiros para toda a vida. Eles são capazes de ensinar sobre todas as fases da vida e sobre assuntos que uma criança pode ter dificuldade de entender apenas com a explicação dos pais.

Com um animal de estimação, os pequenos podem presenciar situações que também se repetem na vida dos seres humanos, como o crescimento, as mudanças de comportamento, o envelhecimento e até mesmo a dor da perda de seu melhor amigo.

Esses ensinamentos ajudam a construir o caráter e a noção de valor de uma criança.

5. Fortalece o sistema imunológico

Você sabia que um animal de estimação pode melhorar o sistema imunológico de uma criança, diminuindo probabilidade de asma, alergia e muitas outras complicações?

Por mais que um ambiente limpo, livre de sujeiras e bactérias pareça poupar uma criança de certas doenças, na verdade pode dificultar o desenvolvimento do seu sistema imunológico! 

Ao brincar com seu pet, rolar no chão, passear e ajudar a limpar o animalzinho, a criança está fortalecendo seu sistema imunológico, o que pode colaborar para que ela se torne um adulto saudável e resistente.

Lembrando que antes de adotar um novo companheiro, é importante confirmar com seu pediatra de confiança, principalmente no caso de crianças muito pequenas! 

Melhores animais de estimação para crianças

Ao escolher um animal de estimação para crianças, é necessário levar em conta tudo o que já vimos anteriormente: situação financeira, espaço na casa, estilo de vida e rotina da família.

Após ter certeza de todos esses itens, você pode partir para a tarefa de escolher o novo amigo do seu filho! Abaixo compartilhamos os melhores animais de estimação para crianças:

1 . Cães

Os cães geralmente são a primeira opção de animais para crianças, pois são fiéis companheiros e muito brincalhões. Apesar disso, os cãezinhos são recomendados para crianças já um pouco mais responsáveis, com idade para entender a diferença entre um pet e um brinquedo.

Você também deve levar em consideração que os cães são os que mais geram gastos mensais com higiene, alimentação e saúde.

animais de estimação para crianças
  • Save

2. Gatos

Os gatos são um pouco menos dependentes dos donos do que os cães, por isso, não são a primeira opção de animais para crianças.

Apesar do que muitos dizem, os gatinhos não são menos amorosos. Eles também criam um vínculo muito grande com a família e da mesma forma que os cães, podem ensinar os pequenos sobre responsabilidade e respeito.

A vantagem dos gatinhos é que se adaptam muito bem a apartamentos e espaços menores, porém, é necessário que a criança entenda a necessidade do gato de ficar sozinho em alguns momentos.

animais de estimação para crianças
  • Save

3. Pequenos roedores

Indicados para lares que possuem um espaço menor, os pequenos roedores, como os amados hamsters, podem ser uma boa escolha de pet para seu filho. Costumam ficar confinados em uma gaiola, mas também interagem bastante com seus humanos, incluindo as crianças!

animais de estimação para crianças
  • Save

4. Peixes

Peixes dão pouco ou nenhum trabalho! Esses animais são recomendados para crianças menores que ainda estão começando a entender um pouco mais sobre a diferença entre um pet e um brinquedo.

Peixes demandam menos custos e podem ser o primeiro passo para ensinar a responsabilidade de cuidar de uma outra vida ao seu filho. Conforme ele amadurecer, pode migrar para animais maiores.  

animais de estimação para crianças
  • Save

Você já conhecia todos os benefícios de um animal de estimação para crianças? 

Esperamos que com todas essas dicas, você e seus filhos possam desfrutar da alegria de ter um animal de estimação em casa, sem deixar de lado todas as responsabilidades envolvidas em ter um bichinho. Até a próxima!

Dê o futuro de presente com a Pulpa!

Um animal de estimação pode proporcionar muitas lições importantes para o futuras das crianças, porém, você não deve parar por aí…

Já pensou em guardar dinheiro para seu filho, de forma segura e colaborativa?

Através do aplicativo Pulpa, você pode guardar o dinheiro e vê-lo crescer como a criança.

O melhor de tudo é que todos podem colaborar: tios, primos, avós, padrinhos, amigos e quem mais quiser.

Quanto mais pessoas colaborar, maior será o tesourinho!

Gostou da ideia? Comece a pulpar hoje mesmo! Conheça mais sobre a Pulpa e baixe o aplicativo Pulpa em seu celular.

Nos siga no Instagram para mais conteúdos educativos!

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Share via
Copy link
Powered by Social Snap