7 jogos de educação financeira para se divertir

Você sabe quais são os melhores jogos de educação financeira para se divertir com seu filho?

Falar sobre educação financeira para uma criança pode ser um desafio, afinal, esse assunto precisa ser abordado de um jeito simples para que seu pequeno entenda e tire as melhores lições.

Para introduzir conceitos relacionados ao dinheiro e finanças de um jeito divertido, nada melhor do que fazer isso com a ajuda dos jogos, não é mesmo?

Existem diversas opções de jogos para te ajudar a ensinar educação financeira para seu filho, desde os clássicos de tabuleiro, até os digitais. 

Independentemente do tipo, os jogos podem trazer ensinamentos importantes para crianças e adolescentes, introduzindo questões como investimentos, endividamentos, independência financeira e muito mais!

Apesar de trazerem situações fictícias, as lições proporcionadas pelos jogos são bastante reais e podem ser levadas durante toda a vida. 

Para te ajudar a escolher as opções que mais se encaixam com o perfil do seu filho, listamos abaixo alguns dos melhores jogos de educação financeira para vocês aproveitarem. Confira!  

jogos de educação financeira
  • Save


1. Monopoly (Banco Imobiliário)

Criado em 1904 e com o mesmo formato desde 1935, o Monopoly – chamado de Banco Imobiliário quando lançado no Brasil pela Estrela – é um jogo de tabuleiro baseado no mercado imobiliário. 

Além de muito divertido, este jogo pode ensinar seu filho alguns conceitos de educação financeira, como salários, aluguéis, propriedades, investimentos e falência. Também é excelente para ensiná-lo a negociar com outras pessoas.

Segundo a Brinquedos Estrela, o Banco Imobiliário foi o jogo de tabuleiro mais vendido da história do Brasil. O jogo fez e continua fazendo bastante sucesso, pois é uma opção de entretenimento e aprendizado para crianças, adolescentes e adultos.  

Se você quer se divertir com seus filhos enquanto ensina (e aprende) um pouco mais sobre educação financeira, este jogo é excelente! 

Clique aqui para comprar. 

jogos de educação financeira
  • Save
Créditos: Amazon

2. Piquenique

Mais voltado às crianças de 6 a 10 anos de idade, esse jogo de tabuleiro online simula um passeio ao ar livre para ensinar educação financeira aos pequenos. 

Durante o jogo, seu filho enfrentará alguns desafios e será estimulado a tomar decisões rápidas para lidar com eles. Também será estimulado a poupar e a cumprir responsabilidades diárias, como pagar as contas. 

O objetivo do jogo é comprar todos os alimentos da lista inicial e guardar mais dinheiro que os outros jogadores. O vencedor será aquele que conseguir chegar ao final da jornada com a cesta e a carteira mais cheios. 

Clique aqui para se inscrever e jogar.

  • Save
Créditos: Brasil Solidário

3. Jogo da Vida

O Jogo da Vida também é um jogo de tabuleiro clássico aqui no Brasil. 

Este jogo é uma excelente opção para ensinar educação financeira para as crianças, pois leva o jogador a trilhar uma vida adulta fictícia, podendo escolher sua carreira, pensar no casamento, ter filhos, lidar com desafios rotineiros, guardar dinheiro para pagar as contas e tomar alguns cuidados para não ir à falência.

Os desafios são determinados ao girar uma roleta. Ao final, vence o jogador que tiver a vida mais “bem sucedida”.  

É claro que dinheiro não é a única coisa que um adulto precisa para ter uma vida plena, mas através desse jogo, você pode mostrar ao seu pequeno de forma algumas podem afetar sua vida no futuro.

Assim como o Banco Imobiliário, o Jogo da Vida também é recomendado para crianças, jovens e adultos. E não se esqueça: quanto mais jogadores, mais divertido! 

Clique aqui para comprar.

jogos de educação financeira
  • Save
Créditos: Amazon

4. The Sims

Sensação no mundo todo, The Sims é um jogo eletrônico lançado em 2000 pela Electronic Arts

O interessante deste jogo é sua capacidade de simular, de forma divertida, a vida adulta para uma criança ou adolescente. 

Ao iniciar o game, o jogador recebe dinheiro apenas para uma pequena quitinete. Ao longo do tempo, acaba se deparando com alguns desafios parecidos com os da vida real, como estudar, desenvolver talentos para crescer na carreira, manter a casa limpa e em ordem, se relacionar bem com as pessoas mais próximas e, principalmente, gerenciar o dinheiro de forma adequada.

Além disso, o jogo também proporciona diversos desafios financeiros, como pagar as contas, poupar para melhorar a casa, ter reservas para emergências e muitos mais.

Apesar de ser jogado até hoje por adultos de todas as idades, The Sims não poderia estar fora da lista dos melhores jogos de educação financeira para as crianças maiores.

Classificação indicativa: 12 anos. 

Clique aqui para comprar. 

jogos de educação financeira
  • Save
Créditos: EA Games

5. SimCity

Lançado em 1989 pela mesma produtora do The Sims (hoje ambos pertencem à Electronic Arts), SimCity é um jogo para aprender a gerir recursos de forma consciente. 

Em SimCity o jogador é nada mais nada menos que o prefeito de uma cidade. Conforme a cidade é construída, ganha-se mais recursos para investimentos, através de receitas de impostos e serviços prestados. 

Mas não pense que o desafio é apenas construir a cidade. Para que o local fique mais atrativo e atraia mais moradores e negócios, é necessário que o jogador mantenha todos os serviços públicos em dia, como água e esgoto, luz, saúde, segurança. 

Além disso, também é importante gerenciar o orçamento para encontrar um ponto de equilíbrio entre gastos e receitas.

SimCity é um jogo bastante desafiador, pois impostos altos deixam moradores e comerciantes infelizes, fazendo com que saiam da cidade. 

Em contrapartida, os impostos baixos causam prejuízo e a falta de manutenções em serviços públicos. Isso também faz com que as pessoas deixem a cidade. 

A versão mais recente é a SimCity Buildit, lançada em 2014 pela Eletronic Arts.

Clique aqui para jogar. 

jogos de educação financeira
  • Save
Créditos: EA Games

6. Dia de Mesada –  Turma da Mônica

Dia de Mesada, da Turma da Mônica, é um dos jogos de educação financeira mais interessantes para crianças que ganham mesadas.

Voltado para o público infantil e pré-adolescente, o jogo ensina a como lidar com o dinheiro recebido na mesada. 

No jogo, a turminha ensina ao seu filho técnicas muito interessantes para ganhar, gastar, trocar e poupar dinheiro para comprar as peças do jogo.

Clique aqui para comprar. 

jogos de educação financeira
  • Save
Créditos: Amazon

7. League of Legends

League of Legends é um jogo online voltado para jovens e adultos, onde duas equipes com cinco integrantes cada se enfrentam em uma arena. Para vencer, uma das equipes precisa ocupar a base da equipe adversária. 

A cada vitória, o jogador é recompensado com moedas, que podem ser utilizadas para comprar itens e personagens que oferecem vantagens nas próximas batalhas. 

Assim como na vida real, o jogo mostra que para atingir objetivos e comprar certas coisas, precisamos ter paciência e gerenciar os recursos de forma correta para que não sejam gastos de uma só vez com itens errados.

Além disso, por não ser fácil juntar as moedas, o jogo ensina aos jovens o valor da conquista pelo trabalho duro.

Clique aqui para jogar.

jogos de educação financeira
  • Save
Créditos: Epic Games

Você já conhecia alguns desses jogos de educação financeira?

Aposto que você já jogou pelo menos um desses jogos da lista durante a infância!

Se sim, você se lembra das lições que aprendeu com ele? 

Agora chegou a hora de você, já consciente da importância de cuidar bem das finanças, jogar novamente esses jogos com seu filho para ensiná-lo de forma divertida – e ainda passando um tempo prazeroso – a lidar com o dinheiro!

Reúna toda a família e aproveitem para jogar e ensinar coisas novas aos pequenos! 

Pulpe para o futuro do seu filho!

Jogar jogos de educação financeira com as crianças é ótima maneira de ensiná-las lições importantes para a vida. Mas, você também pode ir além!

Já pensou em guardar dinheiro para garantir um futuro mais confortável e seguro para seu filho?

A Pulpa é um novo jeito de guardar dinheiro para a criança que você ama. Seguro, colaborativo e tão divertido quanto os jogos que citamos.

Através do aplicativo Pulpa, você e muito mais pessoas podem colaborar para esse tesourinho: tios, primos, avós, padrinhos e até mesmo amigos.

O mais legal é que todos que colaboram podem deixar cápsulas do tempo em forma de vídeos de 30 segundos, com conselhos e mensagens para criança resgatar junto com o dinheiro.

Gostou dessa ideia? Conheça mais sobre a Pulpa e baixe o aplicativo Pulpa em seu celular.

Nos siga no Instagram para mais conteúdos!

Nos vemos no próximo conteúdo! 


Leave a Reply

Your email address will not be published.

Share via
Copy link
Powered by Social Snap